O programa de cultura do Sesc/SC ao longo dos últimos onze anos tem levado a público algumas das mais representativas ações e produções de arte visual no estado. É salutar, nesse contexto, que figure entre as exposições a significativa obra de Waldemar Anacleto. Não apenas pelo importante resgate da história do povo de Santa Catarina, seu desenvolvimento, as mudanças no modo de produção e costumes que o fotógrafo habilmente soube registrar em seus mais de trinta anos na função, mas também pela inegável qualidade artística do conjunto, cujo olhar e sensibilidade em retratar o cotidiano de um estado, de um povo, coloca Waldemar Anacleto como um realizador suis generis de sua arte no estado.
O mundo do trabalho, enfoque da presente exposição, apresenta na visão de Waldemar Anacleto, de modo peculiar e esteticamente notável, um recorte (na hora certa...) nesse época onde as mudanças estão cada vez mais rápidas, instantâneas e onde a memória de um modo de vida, de produção e de relação entre as pessoas, cada vez mais rápido se torna obsoleto, ultrapassado ou mesmo desconhecido.
Assim, em conjunto com a Secretaria de Cultura da UFSC, que disponibilizou todo o acervo fotográfico do artista para se fazer a curadoria pelo também artista e fotógrafo Álvaro Diaz, o Sesc/SC tem orgulho em poder dividir com os catarinenses um apanhado da história de Santa Catarina sob o olhar de uma dos mais representativos fotógrafos do estado.
Neste ano as unidades do Sesc em Tubarão, Laguna, Xanxerê, Lages, Joaçaba e Pousada Rural de Lages já apresentaram a exposição. A unidade do Sesc em Concórdia apresenta o acervo na Galeria do Memorial Attilio Fontana, em parceria com a instituição, de 04 a 19 de novembro, com visitação gratuita, de terça à sábado, das 14h às 19h.
DR Sesc Santa Catarina