Oficina de História da arte, com Sionara Carteri Astolfi*
sobre Sionara
Graduada em Pedagogia, bacharel em Artes Plásticas, licenciada em Artes, pós-graduada em Educação Fundamentada na Arte e História da Arte na EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atualmente faz disciplinas isoladas no Mestrado de Arte e Educação da UFRGS de Porto Alegre/SC. Atua como professora de Artes na EEB Olavo Cecco Rigon e no Centro Educacional Mundo de Aprendizagem Pitágoras. Tutora de Artes Visuais e Pedagogia no CEMAP e Artista Plástica. Participa do Grupo Coletivo Tangente de Artes.
sobre a oficina
A proposta de trabalho para esta oficina é apresentar obras e artistas de outros continentes que não seja o Europeu. Paralelo a teoria, produzir leituras e trabalhos que possam auxiliar na reflexão, como professor ou como cidadão, da importância de descolonialização, ou seja, reconhecer a arte além da Europa.
*vagas limitadas. inscrições na Central de Atendimento do Sesc ou pelo telefone 3442-0303 (Damara)
Apoio: Sesc Concórdia
:maf
revivendo um tempo novo
Às 16h, no jardim do MAF acontece a Contação de histórias: No fio do bigode, com a Carretel Cia Teatral.
A nona não se contenta em relembrar e guardar as lembranças, ela quer compartilhá-las. A arte de narrar ganha significado na voz da nona que conta a neta as façanhas de outrora, onde os compromissos eram honrados com o fio de bigode.
Apoio: Sesc Concórdia
:maf
revivendo um tempo novo
Às 15h, No Jardim do MAF.
Contação de histórias: Anti-princesas (Florianópolis)
Contadoras:
Emeli Bruna Barossi e Isadora Caroline de Souza Lunge
O projeto nasceu a partir de uma parceria com a livraria SUR, que é quem traduz a "Coleção Antiprincesas" aqui para o Brasil. A coleção é da editora Chirimbote, da Argentina, com textos feitos por Nadia Fink. Os livros contam histórias de mulheres
reais, latinoamericanas, que mudaram o mundo de alguma forma. Buscando dar vida a essa histórias que compõem a coleção, o grupo Duas e Só montou um projeto de contação de histórias focado nesses livros. O projeto se resume em contar histórias se apropriando da linguagem teatral e alguns elementos de musicalização, transformando um livro em um espetáculo de no máximo 15 minutos. O objetivo desse projeto é através da contação de histórias apresentar às crianças e adolescentes importantes personagens femininas latinoamericanas, de uma
maneira adaptada, atraente para eles.
A pintora mexicana Frida Kahlo.
A musicista chilena Violeta Parra.
A escritora brasileira Clarice Lispector.
Histórias de mulheres reais, contadas por "Duas e Só", de Florianópolis.
+ parceria
Comercialização dos livros da coleção e outros títulos da literatura com a Doce Letra aqui no :maf.
Apoio: Sesc Concórdia
Agende-se, prestigie!
:maf
revivendo um tempo novo